Líderes comunitários e agentes de saúde dos bairros de Amaralina, Centro, Nova Brasília, João Paulo II, Marimbondo, Maravilha II, Cidade Nova, São Gotardo, Parque Verde e São João participaram, nesta quarta-feira (24) da Oficina de Capacitação dos Articuladores do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com a Secretaria da Saúde de Bom Jesus da Lapa e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM).
Os articuladores são voluntários atuantes em suas comunidades. Durante a oficina, eles conheceram o projeto de mobilização social e tiraram dúvidas sobre a dengue e o mosquito Aedes aegypti. Também formularam planos de ação, com estratégias para mobilizar a população do bairro contra a doença. A ideia do projeto é contar com a liderança e a experiência desses articuladores – que conhecem bem a região, são queridos e respeitados pelos vizinhos – para engajar o maior número possível de moradores na prevenção da dengue.
São pessoas como Mariene Duarte, moradora do Parque Verde, que, com a carteirinha de associada em mãos, disse com orgulho: “Faço parte da Associação pela Luta dos Direitos da Pessoa Idosa - ALUDIPI. Lá desenvolvo atividades de dança e artesanato e participo de eventos e apresentações, como o Carnaval de Riacho. Agora vou levar a dengue para a dicussão no grupo”.
Esse contato direto com a população e a participação criativa de moradores na formulação dos planos de ação são diferenciais do projeto de mobilização social. Elisa Maria Ramos Carvalho, secretária de saúde do município, agradeceu a participação de todos e ressaltou a importância do Projeto para o município. “Aceitamos a proposta de imediato. Buscamos sempre melhorias para a nossa população”, concluiu.
Algumas peculiaridades dos bairros intensificam a proliferaração do mosquito. “As casas do bairro de Marimbondo, por exemplo, são bem próximas e ainda temos um lixão instalado no bairro. Por conta disso, no primeiro ciclo tivemos um índice de infestação alto, de 6.3.”, informou Laís Sento-Sé, diretora da Vigilância Epidemiológica e Coordenadora Municipal do Projeto.
Em Bom Jesus da Lapa, o projeto já conta com importantes parceiros: Gráfica Bom Jesus, UNOPAR, Gráfica Nova Era, Papelaria Cairo, Papelart, Lápis e Borracha, Batista Distribuição, Supermercado Barbosa e Secretaria da Saúde.
Durante a oficina, os articuladores também foram capacitados para utilizar o Sistema de Informação da Mobilização Social (Sismob), disponibilizado pela SESAB e desenvolvido pela FLEM especialmente para esse trabalho. Trata-se de uma plataforma digital onde eles irão inserir cada ação realizada, como faxinaços, caminhadas e palestras. As ações serão automaticamente computadas, gerando uma espécie de ranking.
Além de Bom Jesus da Lapa, o projeto envolve atualmente Eunápolis e já foi concluído em outros dez municípios baianos: Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas. Ao todo, são envolvidos 600 articuladores envolvidos.
Melyssa Neves Santos
ASCOM/GET Dengue FLEM getdengue@flem.org.br
ASCOM/GET Dengue FLEM getdengue@flem.org.br