Sendo a comemoração do Dia da Consciência Negra tradição na região, a Central Regional Quilombola do Território Velho Chico (CRQ) e o Movimento de Trabalhadores Assentados, Acampados e Quilombolas (CETA), irão reunir, esse ano, 14 comunidades quilombolas, das cidades de Bom Jesus da Lapa, Malhada, Carinhanha, Sítio do Mato e Muquém do São Francisco para participarem de um dia inteiro de festa em comemoração a data.
Com o apoio técnico e logístico da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S. A. (EBDA), vinculada a Secretaria da Agricultura (Seagri), o evento marcado para o próximo sábado (26), às 07h, acontecerá no Quilombo Nova Batalhinha, em Bom Jesus da Lapa, e promete ir até a manhã do dia seguinte, domingo (27).
Segundo o coordenador geral do CRQ, Florisvaldo Rodrigues da Silva, a expectativa é de reunir aproximadamente 800 pessoas. “Com toda essa gente participando, ficará mais bonito o despertar do que é a Consciência Negra, enquanto povo quilombola. Assumir a sua identidade é muito importante, por isso, queremos oferecer atividades temáticas, como oficinas artesanais, de músicas regionais compostas pelos próprios quilombolas, além de palestras, samba de roda e a marujada”, conta emocionado.
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, no Brasil, e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Zumbi foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial e líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre, em Alagoas, formada por escravos fugitivos das fazendas.
Fonte: - Assimp/EBDA
Parabéns pela iniciativa!!!! Feliz dia da Consciência Negra para todos.
ResponderExcluir