segunda-feira, 23 de maio de 2011

PC do B de Lapa apresenta plano de governo visando eleições de 2012

 De olho nas eleições municipais de 2012, as diversas correntes políticas de Bom Jesus da Lapa já começam a se movimentar. Na última sexta-feira (20), foi a vez do PC do B local reunir autoridades e lideranças para apresentar o seu plano de governo participativo, com propostas para os diversos temas de gestão. Como convidado de honra, o deputado federal e presidente do PC do B baiano, Daniel Almeida, esteve presente. Além dos afiliados, personalidades políticas, como o prefeito de Serra do Ramalho, Carlos Caraíbas e lideranças de Coribe, Paratinga, Santana e Riacho de Santana endossaram o discurso de renovação política em Lapa.
 Segundo Romeu Thessing, presidente local do partido, o PC do B pretende se firmar com fiscalizador da gestão municipal. Em seu discurso, fez duras críticas à atual administração, alegando que é chegado o momento de uma renovação.
 Daniel Almeida (PC do B): de olho nas eleições de Lapa

 Renovação que, de acordo deputado federal Daniel Almeida, é uma necessidade para o povo lapense. “Bom Jesus da Lapa está cobrando uma mudança profunda na forma de fazer política, nas prioridades para o município, nas pessoas que fazem política no município. Eu, particularmente, estou muito envolvido com esse processo de transformação para garantir que na eleição nós tenhamos prefeito com perfil novo, com prioridades novas para resolver os graves e antigos problemas de Bom Jesus da Lapa”.
 No entanto, ainda é reticente quando o assunto é o meio de efetuar essa transformação. “Ainda é cedo para termos a formatação do projeto eleitoral completo, quem vai ser o vice e quem serão os vereadores. Mas uma coisa é certa: nós não caminharemos sozinhos; vamos buscar parceiros que estão mais projetados para buscar esse objetivo de renovação, e provavelmente centraremos nosso objetivo na eleição de uma bancada de vereadores”, disse Almeida.
 Quanto à possibilidade de lançar chapa própria ou indicar um candidato à vice-prefeito o PC do B tem até o início do próximo ano para tomar a decisão. Ao que tudo indica, surpresas acontecerão nas eleições de 2012.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Carretas foram deslocadas para mina de urânio em Caetité (BA), nesta sexta

Comissão precisará ser criada para fiscalizar descarga das 90 toneladas.
Veículos estavam em pátio da PM há cinco dias, por protesto da população.

 As nove carretas com material radioativo conseguiram sair do pátio da Polícia Militar, no município de Guanambi, na madrugada desta sexta-feira (20), em direção à mina de urânio localizada na cidade de Caetité, a 757 km de Salvador e 141 km de Bom Jesus da Lapa. Após acordo realizado na tarde de quinta-feira (19), a Comissão Institucional Provisória entrou em consenso sobre a liberação do transporte das 90 toneladas para a mina, de propriedade das Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Na ocasião, a estatal vinculada ao Ministério de Minas e Energia não informou a data e a hora do deslocamento, alegando motivo de segurança. Pelo menos duas mil pessoas desta região do sudoeste baiano bloquearam a passagem da frota na madrugada de segunda-feira (16), temendo conter lixo radioativo. Desde então, o presidente da INB, Alfredo Tranjan, tenta explicar e convencer a população de que a carga se trata de concentrado de urânio, segundo ele, mesma matéria produzida na mina.
 Durante reunião de quinta (19), que durou quatro horas, ficou decidido que o material radioativo será mantido lacrado até que os requisitos de segurança sejam averiguados, principalmente voltados para a proteção dos trabalhadores e do meio ambiente. Também ficou estabelecida a criação de uma comissão permanente, a ser criada pela Prefeitura de Caetité, responsável por acompanhar e fiscalizar o descarregamento do material. Além disso, a INB se comprometeu em revisar o plano de comunicação social, que será requerido pelo Ibama.
Inquérito
 Ainda na quinta-feira foi instaurado um inquérito civil público com o objetivo de investigar a origem, as características, a finalidade e o destino final da carga radioativa pelo Ministério Público Federal (MPF) em Guanambi.
 De acordo com o procurador da República Vladimir Aras, o prazo normal de duração de um inquérito é de 30 dias, mas como algumas ações foram adotadas antecipadamente – a exemplo do ofício que foi encaminhado para as Indústrias Nucleares Brasileiras (INB) na última segunda-feira, solicitando esclarecimentos sobre a carga transportada – este caso especificamente vai durar de 10 a 15 dias para ser concluído.

Reprodução do G1

Obras de iluminação da entrada da cidade são iniciadas

Após anos de espera, finalmente, as obras para a instalação de iluminação pública na avenida governador Paulo Souto foram iniciadas na última quarta-feira (18). A EPC, empresa que executa os serviços referentes a eletricidade na região, já fez a demarcação de onde serão alocados os postes entre a loja Aço Forte e o trevo para quem chega de Riacho de Santana e Paratinga.
A reivindicação de iluminação entre os dois trevos da cidade é antiga. Desde 2009, a Associação de Desenvolvimento Comunitário do Município de Bom Jesus da Lapa – ADECOLAPA, buscava junto ao Governo do Estado a execução da obra, além de criação de uma ciclovia para garantir mais segurança aos moradores da região e aos adeptos da caminhada.
Por enquanto, porém, a obra está restrita à iluminação da avenida.
Com informações da ADECOLAPA.

terça-feira, 17 de maio de 2011

SINEBAHIA: Vaga para esta terça-feira

O SINEBAHIA de Bom Jesus oferece uma vaga para:
Vendedor Externo
Idade mínima: 20 anos
2º Grau Completo
Conhecimentos de Informática
Disponibilidade para viagens
Habilitação
Carro próprio
Contato: 3481-4114

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Cultura do Rio das Rãs em livro

Estudantes e quilombolas folheiam o livro Histórias da Cazumbinha

 Depois de São Paulo e Salvador, foi a vez de Bom Jesus da Lapa receber as autoras Meire Cazumbá e Marie Ange Bordas para o lançamento do livro Histórias da Cazumbinha que reúne a cultura do Quilombo Rio das Rãs em textos e ilustrações. Ontem, 10, Meire e Marie participaram de uma sessão de autógrafos e um bate-papo com leitores no auditório da UNEB. Os protagonistas das histórias também estavam lá: os quilombolas do Rio das Rãs. 
 A iniciativa em fazer um evento para apresentar o livro aos lapenses partiu da professora Elvina Ramos, que trabalha com letramento no curso de Pedagogia. Além disso, a obra é o registro da cultura local, rica em estórias e causos, resultado da mistura entre negros, brancos e índios que habitavam a região do médio São Francisco.
 Na próxima edição do Informe GBJ, vocês poderão conferir a matéria completa com a  resenha do livro e mais informações sobre essa iniciativa.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Homem é preso por exercer ilegalmente profissão de engenheiro químico

  Um homem foi preso no município de Bom Jesus da Lapa, a 777 quilômetros de Salvador, acusado de exercer ilegalmente a profissão de engenheiro químico. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a prisão aconteceu no final da tarde desta quarta-feira (04) durante uma operação de fiscalização integrada entre o órgão, o Ministério Público da Bahia e o CREA/BA.
  Dermeval Sena Santana, 42 anos, foi preso na empresa Mais Química, pela qual o mesmo é responsável. Ele é suspeito de exercer ilegalmente o ofício de Engenheiro Químico, sendo administrador e sócio-gerente da empresa, que realizava testes de qualidade de água para consumo em várias cidades do Oeste Baiano.
 O suspeito, juntamente com o material recolhido da empresa, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária de Bom Jesus da Lapa.



Da Redação Correio da Bahia

SineBahia promove cursos de qualificação


De 09 a 13 de maio estarão abertas as inscrições para os cursos de capacitação profissional do SineBahia. Serão dois cursos, cada um oferece 22 vagas. A carga horária será de 200 horas, divididas em oito horas diárias.
Para se inscrever basta procurar a sede do Sine, ou entrar em contato pelo telefone 3481-4114. Será necessário apresentar as xerox do RG, CPF e comprovante de residência recente. Veja os requisitos para os cursos:

Montador de moveis: acima de 18 anos, 2º grau completo,desempregado e preferencialmente baixa renda.

Selecionador de colheita: acima de 18 anos,ensino fundamental completo, agricultor familiar.

Mais informações no SineBahia. Contato: 3481-4114

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Evento para empreendedores será realizado em maio

Depois de realizar um evento que atraiu mais de 2.500 pessoas em 2010, o SEBRAE e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Bom Jesus da Lapa irão realizar de 26 a 28 de maio a II Oficina do Empreendedor.
Segundo a presidente da CDL-Lapa, Maria Betânia Bastos Vila Nova, a expectativa é de que mais de 2.000 pessoas se inscrevam para os 36 mini-cursos disponíveis. O evento é gratuito e aberto para todos. No entanto, 60% das vagas serão destinadas a funcionários de empresas já formalizadas. “Aquelas que possuem CNPJ, porque é um curso de formação para profissionalizar”, explica Betânia.
Mas, também haverá espaço para o empresário que ainda não formalizou o seu negócio. No espaço de orientação, o pequeno empreendedor poderá solicitar o CNPJ para oficializar sua empresa.
Assim como em 2010, as oficinas acontecerão no espaço da UNEB, nos três turnos. Os temas foram retirados das necessidades do pequeno empreendedor e vão desde técnicas de culinária até os mais técnicos, para quem deseja elaborar um plano de marketing ou aprender a analisar os custos do negócio.
No dia 26, o workshop de abertura da Oficina, será voltado para a solução de um problema comum a todos os tipos de empreendimento: a inadimplência.
Para mais informações sobre os temas dos cursos, períodos de inscrições e programação, Betânia recomenda que procurem a CDL pelo telefone 3481-5758. 

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Informe GBJ em versão digital

Quem não recebeu o exemplar impresso do Informe GBJ, pode contar com a ajudinha da internet. O informativo já está com sua versão digital no site http://iga7.com.br/informegbj/ Lá, você poderá ler as mesmas notícias do impresso.
E, depois de ler a versão digital, dê um retorno para a equipe do Informe GBJ. Sua opinião é muito importante!
Contato: contato_jornalgbj@hotmail.com ou comente aqui no blog.

Lançamento oficial do Informe GBJ

Chegou o grande dia! Hoje, 02 de maio, o Informe GBJ chega às casas de Bom Jesus da Lapa em meio a grande expectativa. A primeira edição já conta com 12 páginas e tiragem de 5.000 exemplares e extensa campanha de lançamento. Além da distribuição dos panfletos e do outdoor, a editora-chefe Gisele Rocha e Álisson Gomes, gerente administrativo da Gráfica Bom Jesus, participaram do Jornal da Hora, na Rádio Bom Jesus AM. Amanhã, 03, está agendada participação no programa da rádio Bahiana FM, às 7 da manhã.
Quanto aos leitores, a equipe do Informe GBJ quer saber a opinião de vocês. O que acharam dessa primeira edição? Sobre o que o Informe GBJ deve falar? Mande sua crítica, elogio ou sugestão de pauta para o email contato_jornalgbj@hotmail.com ou comente aqui no blog.