Desde a madrugada desta sexta-feira (22) acontece uma operação em conjunto da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Secretaria de Segurança Pública da Bahia, Ministério Público Estadual, Ibama e a Polícia Rodoviária Federal para executar 29 mandatos de prisão em 11 municípios baianos, dentre eles Bom Jesus da Lapa, além da capital São Paulo.
O alvo das prisões são produtores e comerciantes de carvão envolvidos num esquema ilegal de crédito de reposição florestal. De acordo com assessoria de comunicação da SEMA, 18 pessoas já foram presas. Informações extra-oficiais dão conta de que dois comerciantes foram presos em Lapa até o momento. Mas os nomes dos detidos não puderam ser confirmados pela equipe do Informe GBJ. Os demais acusados seriam de Jequié, Juazeiro, Barreiras, Carinhanha, Coribe, Cocos, Riacho de Santana, Guanambi, Vitória da Conquista e Salvador e da capital paulista.
Além disso, a operação Corcel Negro também visa executar 34 mandatos de busca e apreensão de 50 caminhões em todo o Estado, resultado de investigações iniciadas em 2010.
Operação em Lapa - Segundo populares, a movimentação da polícia iniciou por volta das 5h30 da manhã no bairro Lagoa Grande. A equipe era composta por três carros do IBAMA, 2 viaturas e 1 helicóptero da Polícia Rodoviária Federal. Às 7h40 da manhã foram até a casa da empresária conhecida como Chinha. Tudo foi filmado pelos policiais, que revistaram a casa da empresária apreendendo computadores e levando a empresária.
No entanto, até o final da manhã ainda havia movimentação na residência de Chinha.
A Secretaria de Meio Ambiente vai divulgar maiores informações somente às 15h em coletiva do secretário Eugênio Spengler, na Secretaria de Segurança Pública, em Salvador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário