domingo, 4 de março de 2012

Domingo de violência no Nova Brasília

Um homem foi morto a facadas no início da tarde deste domingo nas proximidades do mercado do Peixe, no bairro Nova Brasília. (Mais cedo o blog divulgou que seriam dois mortos, mas foi confirmado somente uma.) A vítima de pré-nome Antônio tinha 65 anos e voltava da peixaria quando foi abordado por um homem que, segundo testemunhas, se chama Valdivino, que o esfaqueou usando uma faca de mesa. De acordo às testemunhas, Antônio ainda reagiu, mesmo assim levou diversas facadas e já estava morto quando o socorro do Samu chegou.
O assassino não fugiu, como foi noticiado mais cedo, e ficou esperando a polícia chegar. Ainda foi levado para a  UPA para receber socorro, pois foi ferido na perna durante a luta com Antônio e logo após encaminhado à Delegacia da Polícia Civil.
Os conhecidos da vítima alegam que ele não tinha problemas de relacionamento com Valdivino. Por isso, o motivo do crime ainda é um mistério.




Notícia anterior - Dois homens, inclusive um de 65 anos, foram assassinados hoje por volta das 14 horas na rua Estácio de Sá, principal via que liga o Centro Igreja Bom Jesus dos Navegantes. Segundo relatos, um homem jovem matou a facadas os dois homens e fugiu.
A polícia foi acionada e está em busca do assassino, que foi reconhecido por testemunhas. 
Os motivos do crime ainda são desconhecidos.


O Informe GBJ está apurando o fato. Em breve, mais informações.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Nova edição do Informe GBJ em versão digital

Demorou, mas já está no ar a edição de fevereiro do Informe GBJ. Acesse aqui e leia a última edição do informativo. Não deixe de ler e comentar aqui no blog.
O Informe GBJ vai dar uma pausa. Enquanto preparamos a nova versão do informativo, vocês, lapenses, continuem acompanhando as notícias de Bom Jesus da Lapa no blog e nos  perfis do Facebook.
Até breve!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

GERÊNCIA REGIONAL DE BOM JESUS DA LAPA REALIZA REUNIÃO GERAL

A Gerência Regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA) de Bom Jesus da Lapa, vai realizar nos próximos dias 27 e 28 de fevereiro a primeira reunião geral de 2012. Para planejar as atividades do ano vigente e fazer uma avaliação das ações desenvolvidas ao longo de 2011. O encontro será no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, na sede do município.
A reunião envolverá todos os escritórios da EBDA localizados no Território Velho Chico. “Contamos com todo o corpo técnico de nossa gerência para que numa ação conjunta, possamos planejar nossas atividades junto aos agricultores familiares de nosso Território,” enfatiza Ivani. O planejamento é uma ferramenta que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial para o futuro, sendo um ato importantíssimo nas ações e execução de qualquer atividade da empresa.
Será feita uma retrospectiva dos trabalhos realizados em 2011, que envolveram as equipes que trabalham para a EBDA, como as de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates), do convênio da EBDA com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Pacto Federativo, do convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e Plano Brasil Sem Miséria, com o MDA.

Fonte: Ascom/ EBDA

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Sai o resultado parcial do concurso de Lapa

O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), responsável pela realização do concurso público para o preenchimento de quase 750 vagas da prefeitura municipal de Bom Jesus da Lapa e do SAAE da cidade, divulgou na manhã de hoje (13) o resultado parcial do certame. Os candidatos ainda podem recorrer da nota interpondo recursos até o dia 15. O resultado final sairá somente no final de março, após a entrega dos títulos.
Veja o resultado do concurso da prefeitura aqui e do SAAE aqui.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Lapa: Apesar da greve, bancos e comércio funcionam normalmente

Desde que os policiais militares de Bom Jesus da Lapa declararam greve no último sábado (04), existia uma apreensão dos lapenses de que a onda de violência que tomou conta de outras cidades onde os PMs pararam suas atividades chegasse por aqui. Mesmo assim, bancos, instituições públicas, escolas e o comércio em geral funcionaram normalmente nesta segunda-feira (06).
Alguns bancos, porém, somente decidiram manter o expediente normal em cima da hora. Caso da agência da Caixa Econômica Federal. Até quase meio-dia ainda apenas um caixa atendia aos clientes. O resultado, foram filas enormes e reclamação geral. Após um princípio de discussão entre pessoas que estavam na fila e um segurança, o atendimento foi normalizado e todos os caixas passaram a funcionar.
Apesar do atendimento normal hoje, ainda não está descartada a possibilidade de suspender as atividades, caso um clima de insegurança se instale na cidade. Em entrevista ao Informe GBJ no último sábado, o aspirante a oficial da PM tenente Baião disse que o melhor seria que o comércio e os bancos não funcionassem, por medida de segurança.
Greve - A paralisação dos policiais de Lapa acompanha o movimento grevista instaurado em Salvador há 07 dias. Desde a deflagração da greve, as principais cidades baianas têm sofrido ataques de vandalismo e assaltos promovidos por policiais, bandidos e a população. Para contornar o problema, o governador Jacques Wagner pediu ajuda federal que enviou homens da Força Nacional de Segurança e das Forças Armadas de diversos Estados para a capital baiana. Ainda assim, o número de homícidos aumentaram em mais de 100% após a greve.
Parte dos manifestantes estão acampados na Assembleia Legislativa da Bahia. Para retomar o prédio e cumprir 11 mandados de prisão, 40 homens da Polícia Federal, junto com o Exército, cercaram o lugar na manhã de hoje. Manifestantes e militares chegaram a entrar em conflito.
Mesmo com a forte pressão da mobilização e o caos instalado em todo o Estado, Wagner já disse que não negociará com os grevistas, e já chamou o movimento de "levante".

sábado, 4 de fevereiro de 2012

PMs de Lapa aderem à greve

Em assembleia realizada no início da tarde deste sábado (04), os policiais militares de Bom Jesus da Lapa resolveram se juntar ao movimento grevista liderados por PMs de Salvador que deflagrou greve na última terça-feira (31). Os policiais decidiram parar as atividades e apenas 30% do efetivo permanece em serviço.
Atualmente a Companhia conta com 130 membros, divididos em seis municípios, dentre eles Bom Jesus da Lapa. Como a porcentagem que deve permanecer trabalhando em casos de greve, como determina a legislação, os policiais em serviço permanecerão no quartel e atenderão apenas casos urgentes. "Brigas domésticas, brigas de trânsito e reclamações sobre volume de som não vamos mandar viatura".
O aspirante a oficial da PM tenente Baião, afirma que existem dois grupos de PM e apenas um aderiu à paralisação: "Os oficiais permanecem em atividade, somente os praças - soldados e sargentos, estão em greve".
Baião também deu conselhos à população enquanto o movimento grevista continuar. "A gente recomenda que  bancos e o comércio permaneçam fechados". Mas, esclarece que a polícia não vai deixar que o clima de desordem e terror tomem conta da cidade. "Temos policiais no quartel e não deixaremos de cumprir em casos graves".
Motivos - Segundo os PMs de Lapa, a greve iniciou após as diversas tentativas de negociar com o governador Jacques Wagner fracassarem. "Wagner nem nos recebeu", conta um dos PMs. A pauta lista melhorias salariais e na estrutura. De acordo com os PMs, eles não recebem adicional por periculosidade e insalubridade. Querem também a incorporação da Gratificação por Atividade Policial (GAP) de nível 3 para 5, além da criação de um plano de carreira. Outro ponto também levantando é o aumento do número de concursos públicos para a ampliação do efetivo. 
Os PMs reclamam, também, da estrutura disponível trabalhar. "'Falta' colete, armas, munição e gasolina. Para 12 horas de serviços podemos usar apenas 30 reais de gasolina", conta um dos grevistas. 
Enquanto os policiais estiverem paralisados as ocorrências serão encaminhadas para a Polícia Civil.

*Os policiais grevistas lapenses preferem não se identificar, pois temem punições da corregedoria.

EBDA recebe 23 minibibliotecas destinadas ao público do Brasil Sem Miséria

A Gerência Regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA) de Bom Jesus da Lapa, recebeu, na tarde da última quinta-feira (03), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), 23 minibibliotecas que beneficiarão as famílias que vivem em situação de extrema pobreza e são atendidas pelo Plano Brasil Sem Miséria, no Território Velho Chico.
São 15 minibibliotecas que serão instaladas em comunidades de agricultores familiares beneficiados pelo Plano, e 08 distribuídas nos escritórios da EBDA, todas elas nos municípios de bom Jesus da Lapa, Riacho de Santana, Paratinga, Sítio do Mato, Igaporã, Oliveira dos Brejinhos e Brotas de Macaúbas. As minibibliotecas nos escritórios servião também para consulta dos técnicos da Empresa.

Fonte: Ascom/ EBDA

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Gerência da EBDA em Bom Jesus da Lapa sedia reunião territorial

  A Jornada de Planejamento e Articulação de Políticas Públicas Territoriais, que visa as ações futuras das entidades de assessoria técnica ao agricultor familiar, no Território Velho Chico, aconteceu nesta quinta-feira (02), na Gerância Regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), em Bom Jesus da Lapa.
  Um dos objetivos da reunião foi a criação da comissão que coordenará a Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), no Velho Chico, que acontece no dia 29 de fevereiro, na cidade de Ibotirama. Outro assunto debatido durante a jornada foi o Planejamento Territorial para 2012 e as Políticas Públicas de Desenvolvimento Territorial.
  O evento contou com as presenças dos representantes da Cooperativa de Profissionais em Assessoria e Consultoria (Ascontec), da Fundação Desenvolvimento Integrado do São Francisco (Fundifran), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e da gerente regional da EBDA, Ivani Pereira dos Santos.

Fonte: Ascom/EBDA

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

IFBaiano contrata professores para campus de Lapa

Estão abertas desde o dia 25 de janeiro as inscrições para seleção de 5 professores de informática para o campus de Bom Jesus da Lapa do Instituto Federal Baiano (IFBaiano).  O vínculo dos professores será temporário, mas a remuneração pode chegar a R$ 3.678,74.
 As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pela internet, até o dia 10 de fevereiro de 2012.
Para assumir a vaga, o candidato deve possuir graduação na área de informática.
Para se inscrever, o candidato deverá acessar o sítio eletrônico www.ifbaiano.edu.br, preencher e transmitir a ficha de inscrição on-line, imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 20,00, até a data limite estabelecida em edital.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) foi criado em 2008 e é uma instituição de ensino médio e superior, focada na Educação Profissional e Tecnológica. Agrega as antigas Escolas Agrotécnicas Federais e as Escolas Médias de Agropecuária Regionais da Ceplac (EMARC), presentes na Bahia.
Desde a abertura do campus, em 2009, o pólo sofre com a falta de docentes. Durante o ano passado várias paralisações ocorreram, tanto por alunos como professores, como pressão para contratar mais professores.
Com informações do PCI Concursos

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Prefeitura divulga programação do Lapa Folia

Os grandes nomes do axé e do pagode só começam a desfilar amanhã, mas hoje já tem festa em Bom Jesus da Lapa. Segundo a programação oficial divulgada pela prefeitura, hoje (26) os blocos alternativos já desfilam no circuito do Lapa Folia. O tradicionalíssimo "La vem elas" abre carnaval de Lapa às 21 horas. Logo após vem "Seu Daniel".
Na sexta-feira começa o pré-carnaval dos blocos Paquera e 10. Ivete Sangalo,  maior nome do Axé na atualiadade, puxará o Paquera, primeiro bloco a sair. À meia-noite, sai o bloco 10, puxado pelo pagodão do Psirico.
No sábado (28), a ordem dos bloco se inverte e o 10 abre os desfiles com Tomate. Já na madrugada de domingo vem o Parangolé com o bloco Paquera.
O domingo, último dia do Lapa Folia, terá mais festa ainda. A tarde os blocos saem com Rapina e LevaNóiz. E a noite, encerrando o pré-carnaval de Bom Jesus da Lapa, Netinho e Duas Medidas.
E para quem deseja curtir o carnaval das antigas ainda terá o desfile dos blocos alternativos ligados às associações culturais e blocos de sede.
História - O Lapa Folia surgiu em 2001 numa proposta de realizar um carnaval nos moldes de Salvador. Durante esses 11 anos de festa já passaram nomes como Araketu, Banda Eva, Cláudia Leitte e o Babado Novo, Timbalada, Cheiro de Amor e  Jammil, dentre outros.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Ibam divulga gabaritos do concurso de Lapa


Salas cheias para disputar uma vaga na prefeitura

O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), responsável pela realização do concurso público para quase 750 vagas da prefeitura de Bom Jesus da Lapa, divulgou o gabarito das provas na manhã de hoje (23), um dia após a aplicação.
A realização do certame não teve maiores reclamações por parte dos candidatos e segundo a organização ocorreu todo o processo ocorreu de forma tranquila. "Houve poucas ausências", afirmou uma das coordenadoras locais.
Para os candidatos, o nível da prova foi fácil.
Apesar dos baixos salários, a seleção atraiu pessoas de várias cidades da região. Somente de Riacho de Santana vieram oito carros entre vans e ônibus apenas com  candidatos para o cargo de Auxiliar Administrativo,  como Fabiana Maísa que pretende mudar-se para a Lapa, caso ela e o marido sejam aprovados no concurso mesmo o salário sendo apenas o mínimo. "Compensa porque lá (em Riacho de Santana) eu trabalho por contrato e aqui é concurso", argumenta.
Com a divulgação dos gabaritos, os candidatos podem entrar com recursos para as questões que apresentaram ambiguidades.
Ainda está prevista uma segunda etapa do concurso com provas de títulos e prova prática para os aprovados no cargo de operador de máquinas pesadas.
O resultado final do concurso será divulgado na segunda quinzena de março.
Acesse o gabarito oficial para prefeitura aqui e do SAAE aqui.

Romeiro morre afogado no rio Sâo Francisco


César pulou quando o barco estava perto do ilhéu
Um integrante da romaria de Conceição de Feira morreu afogado nas águas do Velho Chico ontem (22). O acidente aconteceu por volta das 16h nas proximidades do Cais. Celso Leão, de 34 anos, se afogou após pular  da lancha em que estava quando o barco já se aproximava da margem do rio, quando retornava de um passeio à Barrinha.
Segundo um amigo da vítima e testemunha do acidente, Celso pulou no rio junto com mais dois companheiros de romaria. "Foi muito rápido. Ele estava brincando", contou.
Quando perceberam que o afogamento do rapaz, outras pessoas tentaram ajudar no resgate, mas era tarde demais. A marinha foi chamada, entretanto, iniciou as buscas apenas na manhã de hoje (23).
Apesar de confirmar que Celso havia bebido, a testemunha negou que o amigo estivesse embriagado.
Amigo acompanha as buscas
O grupo de romeiro estava em Bom Jesus da Lapa desde a sexta-feira e tinha o retorno programado para a madrugada de hoje. No entanto, alguns amigos da vítima permaneceram em Lapa para  acompanhar as buscas pelo corpo.
 
Atualização - E diferente do que o Informe GBJ divulgou, a vítima não se chama César, mas Celso Leão. Quem chamou a atenção para o detalhe foi uma parente do romeiro que leu a notícia aqui no blog. O corpo do romeiro foi encontrado na tarde de ontem (23). E segundo informações extra-oficiais, o corpo já foi levado para a cidade de Conceição da Feira onde acontecerá o sepultamento.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Entidades realizam curso para instruir conduta de pré-candidatos

A União dos Municípios da Bahia (UPB), a Escola Jurídica Eleitoral da Bahia (EJE) e o TRE-BA promovem na próxima terça-feira (24) um fórum de debates para instruir os gestores públicos, pré-candidatos e partidos sobre o que é permitido e o que é vedado à candidatos e ocupantes de cargos públicos durante o período eleitoral. O evento acontece em Salvador, mas é destinado a gestores de todo o Estado. A medida visa diminuir o número de infrações cometidas durante a campanha eleitoral. Segundo nota divulgada no site Bahia Notícias, dos 417 municípios baianos, 400 tiveram prefeitos, vereadores ou candidatos listados como infratores da Legislação Eleitoral somente nas eleições de 2008.
Em Bom Jesus da Lapa, o Ministério Público já chamou a atenção de pré-candidatos, partidos políticos e da imprensa local quanto à conduta permitida.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Bom Jesus da Lapa decreta estado de alerta

Moradores ribeirinhos do Médio São Francisco, na região de Bom Jesus da Lapa (a 796 km da capital), começam a sentir o reflexo das chuvas que caem, desde o início do ano, em Minas Gerais. Na região baiana, a consequência do mau tempo já provocou um aumento de seis metros no nível do rio e tirou de casa famílias estabelecidas em ilhas e áreas que alagam com mais facilidade.

Há muito tempo não se via o leito do rio chegar ao Cais
De acordo com a presidente da Comissão de Defesa Civil de Bom Jesus da Lapa, Regina Tanajura, o município decretou estado de alerta e já retirou as primeiras famílias das áreas de risco. Elas ficarão abrigadas em casas de parentes e em imóveis alugados, até que o rio volte ao normal.O município tem 136 quilômetros de margem do Rio São Francisco. A primeira área invadida pela água foi a Ilha da Mariquinha, de onde as cerca de 50 famílias já foram remanejadas, segundo uma das líderes da comunidade, Wanda P. Poeira.

Casas próximas à Croa já estão submersas

Equipamentos - Duas lanchas foram alugadas pela Defesa Civil do município para ajudar a retirar os pertences dos ribeirinhos das áreas inundadas. O coordenador da Câmara Regional do Comitê Gestor da Bacia do São Francisco, Cláudio Pereira, foi alertado pela Agência Nacional das Águas (ANA) desde a semana passada sobre a situação. A ANA emitiu comunicado para orientar sobre as providências necessárias, no intuito de minimizar os efeitos da enchente. De acordo com o aviso, a situação pode tomar maiores proporções se as chuvas persistirem.


Fonte: A Tarde on line
em 15/01/2012