Os engenheiros e técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA) receberam, na última quinta e sexta-feira (20 e 21), um curso de capacitação para utilização do Sistema Global Positioning System (GPS). O evento foi realizado em duas etapas, uma teórica no auditório do Colégio São Vicente, e outra prática, no recém-inaugurado Parque São Gotardo, em Bom Jesus da Lapa. Na sexta-feira, eles foram treinados para utilização do software GPS Trackmaker.
A EBDA, vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), realizou o curso com objetivo de capacitar os 26 extensionistas, que atuam no Plano Brasil Sem Miséria (parceria entre os Governos Federal, Estadual e Municipal), para uso adequado do receptor de sinais GPS em projetos da agricultura familiar.
O engenheiro agrônomo da EBDA, Ivo Souza, diz que é importante preparar os técnicos para trabalhar com georreferenciamento, utilizando o GPS, na assistência técnica. “Esta tecnologia irá auxiliar na localização da unidade familiar e produtiva, além de alimentar um banco de dados sobre as respectivas famílias,” explica Souza.
GPS
O Sistema Global Positioning System (GPS) trata-se de uma tecnologia que foi utilizada pela primeira vez na década de 90 na Guerra do Golfo. É um aparelho que recebe sinais enviados via satélite que permite a localização do ponto que se deseja buscar. Inicialmente utilizado com objetivos militares, hoje tem várias utilizações, principalmente visando à economia em tempo e custos financeiros da assistência técnica e extensão rural.
“No trabalho do extensionista rural deve-se fazer uso do georeferenciamento para que as entidades que fiscalizam possam supervisionar o trabalho através de softwares específicos,” afirma a engenheira agrônoma da EBDA, Judith Nazareth Resende.
Fonte: Assimp/ EBDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário