terça-feira, 18 de outubro de 2011

Especial: Entrevista com Romeu Thessing, pré-candidato à prefeito de Lapa pelo PCdoB (parte 01)

Hoje publico a entrevista completa de mais uma pré-candidato à prefeito de Bom Jesus da Lapa: o radialista Romeu Thessing, que almeja representar o PCdoB no pleito municipal em 2012.
Biografia
Nasci em 1965, na cidade de Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul, no dia 05 de março. Sou filho de sem-terra. Perdi o meu pai com sete anos de idade. Ficaram órfãos sete filhos. (...) Eu permaneci no campo com a minha mãe até os meus 21 anos de idade. (...) Em seguida, entrei no Seminário da Fraternidade Apostólica da Palavra, a FAP. (...) Em 1992 vim, através dessa congregação religiosa, para a Bahia para assumir a direção administrativa da Paróquia São José Operário como administrador paroquial. Fui empossado pelo bispo Dom Francisco Batistela como ministro extraordinário, onde permaneci até o final de 1993.  Já em 1994 entro na vida da Rádio Bom Jesus onde permaneci até final de 2008. (...) E até hoje permaneço junto à imprensa de Bom Jesus da Lapa onde de 2009 até hoje estou na direção comercial da rádio Bahiana FM Ltda.
Informe GBJ - O que levou a querer entrar para a política?
RT - Então isso é um desafio e por isso que eu quero ser pré-candidato a prefeito pelo PC do B. Por que eu quero lutar, principalmente, tirar as pessoas da extrema pobreza no interior e mostrar que Bom Jesus da Lapa pode mais.
Informe GBJ - Quais alianças estaria disposto a fazer?
RT - Nós não vamos negociar nem com o prefeito, nem com o atual vice-prefeito que é do PT e da mesma laia do prefeito, que é um verdadeiro sanguessuga, por que tem as regalias e se ele está concordando com isso também está contra a população. Existem alguns partidos que o PCdoB vai conclamar os seus filiados. Cito o PP, o PV, PRP, PTN, o próprio PDT que ainda vai ser colocado aos seus filiados.
Informe GBJ - O senhor se sente capacitado para administrar uma cidade como Bom Jesus da Lapa?
RT - Eu acredito que sim. Daquilo que passou tenho certeza de que farei melhor. A Lapa nunca teve um administrador voltado para a população. Sempre foram administrações pessoais voltadas para grupos políticos. E nós temos que colocar em prática um governo popular com uma participação muito interessante. Todas as igrejas seja católica, evangélica terão espaço garantido dentro do nosso governo. Por que serão essas entidades que vão nos ajudar, um padre, um ancião, um pastor que vão nos orientar sobre qual a necessidade que nós precisamos colocar no nosso governo. E não vai haver possibilidade de trazermos nenhuma mão-de-obra de fora.  Nenhuma pessoa do nosso governo será de fora. Seja do secretário de finanças, seja de qualquer pessoa. Em primeiro lugar os filhos da Lapa. E nós temos um projeto muito interessante. Nós queremos chamar todos os filhos da Lapa que foram embora. Sejam formados em medicina, em engenharia, em questões que possam nos ajudar a reconstruir a zona rural. Essas pessoas nós queremos todas de volta. Para que esses filhos possam ajudar a reconstruir a terra em que eles nasceram. Que eles permaneçam com seus pais e seus avós. Esse é o nosso desafio, colocar Bom Jesus da Lapa em primeiro lugar. E eu tenho certeza de que é um desafio muito grande, mas não é impossível.
Informe GBJ - Apesar de você garantir que se sente totalmente preparado para assumir a prefeitura, um veículo de imprensa publicou que o seu objetivo não seria sair candidato a prefeito, mas a vereador. Essa informação procede?
RT - Eu desminto. Essa decisão do PCdoB de lançar pré-candidato saiu de dentro do PCdoB. É um anseio do próprio presidente do partido, o deputado federal Daniel Almeida, que divulgou essa matéria e está em todos os sites desde o dia 15 de julho. Foi uma reunião da executiva estadual e é um desejo. O PCdoB também está passando por uma transformação em Bom Jesus da Lapa, por que sempre serviu apenas para fazer um trampolim político. O lançamento da pré-candidatura do PCdoB é por que temos muitos bons nomes. Não sou eu. Foi o presidente Daniel Almeida que achou melhor lançar o meu nome como pré-candidato a prefeito pelo histórico que eu tenho. Nenhum dos pré-candidatos que se apresentaram até agora tem um perfil  como o meu. Trabalhei por 17 anos na rádio Bom Jesus e fizemos um trabalho belíssimo. A relação muito próxima com a Igreja Católica; a relação muito próxima com o interior. Não foi Romeu que se lançou pré-candidato, mas um desejo do próprio partido de mudar essa situação. E não sou eu que defino e quem vai me homologar é o partido na convenção. Por que o PC do B é um partido aberto. É o único que realiza todo ano as suas conferências. E quem me lançou pré-candidato foi o próprio partido e com o endosso  do deputado federal Daniel Almeida, da deputada federal Alice Portugal e dos  quatro deputados estaduais da Bahia. (...) Se tivermos que marchar só nós temos quadros para enfrentarmos junto com o povo de Bom Jesus da Lapa.
Informe GBJ - Outra especulação é de que o PCdoB estaria mais interessado numa coligação com o PV, com a finalidade de indicar o candidato à vice-prefeito e essa sua pré-candidatura seria mais uma forma de ganhar holofote.
RT - Não. O PCdoB pensa mais alto. Eu acho que os partidos que pensam em ‘cavar’ uma vice vão se atolar. Nossa prioridade é fortalecermos o partido. É o primeiro pensamento. E como se fortalece um partido? Não adianta o PCdoB fazer um prefeito, pode ser do PCdoB, pode ser de outro partido que poderia nos vir a apoiar. O PCdoB hoje está preparado. Hoje tem 23 pré-candidatos a vereador e a vereadora. O nosso objetivo, por primeiro, é fortalecermos o partido; segundo, fazermos cinco vereadores. Nós temos essa ousadia e vamos dar essa garantia, por que hoje nós temos quadros que nos deixam tranqüilos e nós vamos fazer política não em cima de um palco político, em cima de carro de som, com panfletagem, em cima de cartas anônimas. Nós vamos fazer a política de frente, a política da base. Nós vamos casa por casa apresentarmos, fazer o corpo a corpo. Nós não temos nenhum candidato que já participou de alguma candidatura e nenhum mandato. Então, nós somos leves e não somos tão baixos. Nós somos mais, nós pensamos além disso, de conseguir uma vice. O PCdoB não está interessado em vice. O PCdoB está preocupado com um projeto real de transformação de Bom Jesus da Lapa. Ao PCdoB não interessa, em nenhum momento, a vice.
***
(continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário